#31: os 3 meus episódios preferidos de 2023
assim como deus, meus ouvidos têm seus seus preferidos
eu vivi umas 7 vidas em 2023. cobri uma posse, pulei o carnaval, passei no mestrado, fiquei sozinha, amei, me enganei, odiei, apertei laços, desfiz amizades, me arrependi e depois vi que estava certa, lembrei o que é importante pr mim mudei de país e trabalhei. como eu trabalhei. e, apesar de ter feito tanta coisa, eu ainda vou dormir com uma sensação de que preciso fazer mais. tem livros pra ler. tem gente pra conversar. tem música pra ouvir. tem podcast pra escutar. tem newsletters pra ler. me ocorreu, escrevendo isso agora, que eu posso despertar em você o mesmo sentimento que faz meu coração acelerar vez ou outra. uma ansiedade e uma angústia de quem tem um apetite feroz, mas sabe que não dará conta do prato todo. acertei? foi assim que eu me senti vendo a lista do NYT de melhores podcasts do ano. dos 10, eu escutei só um. seria eu uma fraude? haha. eu estaria mentindo se dissesse que não fiquei meio envergonhada quando percebi isso, mas… acontece. o que acalma meu coração é que eu ouvi coisas muito boas esse ano. na radinho de hoje, os meus três episódios favoritos ouvidos em 2023. eu poderia fazer uma lista com 10? sem dúvida. mas talvez te desse taquicardia e não vontade de apertar o play.
⭐ Maria e Café • Rádio Novelo Apresenta | esse episódio foi pro ar no comecinho do ano. quando tava pra sair, eu lembro que o Tiago Rogero falou em alguma reunião da Novelo algo como é pra isso que a gente trabalha com áudio, pra ouvir esse tipo de história sendo contada. e é isso. nesse relato, a Maria Carvalhosa – que hoje é curadora da editora de áudio-livros Supersônica – conta como ela e o Café, o cão-guia dela, se conheceram. se eu tivesse que escolher um episódio só pra convencer alguém do poder do áudio, seria esse. é lindo, é esperto, é engraçado, é sensível, é emocionante. é isso. no site da Novelo, tem o vídeo do primeiro encontro dos dois. já pega o lencinho.
ouça aqui 🎧 (53min)
⭐ The Cataclysm Sentence • Radiolab | nunca ouvi tanto Radiolab quanto este ano. o meu preferido, que eu lembro vez ou outta, é este episódio que parte de uma pergunta bem complicada (a história por trás dela tá aqui). se acontecesse um cataclisma, todo o conhecimento da humanidade fosse perdido e você pudesse deixar pra trás só uma frase para próxima geração de criaturas, o que você escolheria dizer? minha resposta seria: tudo acaba. eu ia adorar ler nos comentários. (não precisa explicar o significado, só joga e vai embora rs)
ouça aqui 🎧 (1h14min)
⭐ How I Learned to Shave • This American Life | ouvi esse episódio recentemente, preparando um jantar na minha pequena cozinha aqui nos Estados Unidos. já não lembro mais o que comi, mas nunca vou esquecer das risadas doloridas que eu dei com o último ato. o episódio completo, como quase todos do TAL, é muito bom. e eu recomendo que seja ouvido assim, do começo até o final. no último ato, o humorista Simon Rich une duas coisas aparentemente antagônicas que provam o quanto a nossa espécie é capaz tanto de causar estragos enormes quanto de fazer coisas incríveis – como amar e escrever um texto como esse que ele escreveu.
ouça aqui 🎧 (59min)
alguma outra coisa…
eu fiquei apaixonada por essa ilustração da artista plástica Emilie Louise Gossiaux, inspirada pela cão-guia dela, a London. o título é “Dancing, Again" e me fez lembrar demais do episódio da Maria e do Café (olha eu chorando de novo) e também dessa pintura. se quiser saber mais sobre a artista, recomendo esse belo texto do NYTimes.
na semana que vem eu volto. na última radinho deste ano que durou muitos anos, eu conto quais foram as minhas três séries em áudio favoritas.
obrigada por ler! 💌
Natália Silva | jornalista, mestranda e produtora da Rádio Novelo
Valeeeu! Marquei aqui pra ouvir! =)