meu passatempo preferido como expatriada na terra do Tio Sam é ficar cutucando o imperialismo. “América? Você quis dizer Estados Unidos?” eu já disse algumas vezes com um sorrisinho irônico no rosto. no fundo, eu sei que essa birra é só vergonha. quando eu cheguei aqui, foi como se eu tivesse desembarcado em um lugar que eu já conhecia muito bem. só então eu percebi o grau da minha colonização. os EUA já morava na minha cabeça há muito tempo. tem coisas boas nisso, é claro... mas eu decidi que entrei na era make natália latina again – al menos un poco. na radinho de hoje (e, Dios quiera y permita, nas próximas também), dicas de podcasts latino-americanos.
🧽🧽 Springfield, Mexico • Radio Ambulante | nesse episódio já com alguns anos de vida (saiu em 2019), uma das ex-produtoras da Radio Ambulante – a Victoria Estrada – conta a história de quando, de repente, os dubladores de uma série muito popular na América Latina foram trocados todos de uma vez. os espectadores mais atentos foram pegos de surpresa e não gostaram nada. se você é um leitor atento e já foi espectador da série, sabe que eu estou falando dos Simpsons. eu ouvi lendo a transcrição, pra não tropeçar tanto com o meu portuñol básico. ah, e ouça até o final!
ouça aqui 🎧 (31min)
🧽🧽 Rio Grande do Sul: desastre anunciado • Pauta Pública | as palavras, quando trocadas de contexto, podem fazer um sentido terrível – como a expressão chover no molhado. repetir aquilo que já foi dito parece um ato inofensivo, não? a não ser que aquilo que se está dizendo seja absolutamente urgente. ouvindo a Suely Araújo, do Observatório do Clima, no podcast da Agência Pública, eu fiquei pensando se a materialização das palavras “evento extremo” no Rio Grande do Sul vai fazer com que a gente entenda aquilo que especialistas repetem há décadas. a Suely descreve na conversa a anatomia de um desastre que começou muito antes das nuvens descarregarem sobre as cidades gaúchas em dias a chuva de meses. pode até parecer um evento metereológico, mas é político.
se você puder, doe para iniciativas que estão ajudando os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. no site Pra Quem Doar, uma iniciativa da Globo, você encontra um caminho fácil e seguro pra fazer isso. e vote em quem leva a crise climática a sério.
ouça aqui 🎧 (31min)
alguma outra coisa…
notícias da América… do Norte. como alguns de vocês já sabem, eu vim passar uma temporada nos Estados Unidos para estudar. agora, quase 10 meses depois de desembarcar em Nova York, eu posso dizer que sou mestra em jornalismo pela Universidade de Columbia – mas o mais importante é que agora a Lupe pode usar por aí essa bandana com esse azul que parece que foi feito pra ela.
eu queria te compartilhar com você as três histórias em áudio que eu fiz pra uma dar aulas que eu tive aqui em Columbia, com o Daniel Alarcón – criador da Radio Ambulante. a primeira foi uma tentativa de traduzir pro som a sensação de sofrer racismo; a segunda, sobre um pequeno jogador de hockey que me contou sobre como a vida dele está prestes a mudar por causa de uma regra que ele não vai mais ter que seguir assim que fizer 13 anos; e na terceira e última, eu entrevisto o cientista da NASA que decidiu que era hora de fazer uma nova versão da Golden Record (aquele disco de ouro que a NASA mandou pro espaço nos anos 70 com uma mensagem pros ETs). se você decidir ouvir uma das histórias, eu adoraria saber o que você achou. nos links, você encontra o som e a transcrição do roteiro (em inglês).
obrigada por ler! 💌
Natália Silva | jornalista, mestra e produtora da Rádio Novelo
Conferi as histórias que você fez e foi o inglês mais incrível e gostoso de ouvir com que já me deparei, Natália! (Mais uma na cara do Tio Sam hehe)
Mais uma vez, parabéns pela conclusão do mestrado! Obrigado por compartilhar um pouco da sua jornada com a gente. Seguimos na torcida!