#4: podcasts brasileiros pra todos os gostos
oi, tudo bom?
essa é a radinho, uma newsletter pra quem busca o que ouvir. tem dica pra quem tem pouca louça (até 30 minutos) ou muita louça (mais de 30 minutos) pra lavar.
hoje as recomendações são pros falantes da língua que tem a palavra mais maravilhosa de todas:
✨ eita ✨
só coisa em bom português hoje (e o bom português é pt-BR).
pra quem perdeu as outras edições, dá pra ler aqui.
boa leitura & audição 🎧
🧽 Raízes • Tudo começou em uma árvore | o Caio Cavalcante dos Santos fez da sua jornada de autoconhecimento um podcast. no Raízes, ele conta a história da família dele e reflete sobre a conexão que todos temos com aqueles que vieram antes de nós. com o mote “toda família tem história pra contar”, o podcast também é um convite pra que a gente se interesse pela nossa ancestralidade. o Raízes faz parte do Programa Sound Up Brasil, do Spotify.
ouça aqui 🎧 (29min)
🧽🧽🧽 37 Graus • Corpo especulado: Duas caixinhas | o 37 Graus é um dos meus podcasts favoritos. ouço muito e é uma grande inspiração, então fica até difícil recomendar um episódio só. mas eu decidi indicar o primeiro da nova série Corpo Especulado, feita em parceria com a revista AzMina, que fala da “relação conflituosa entre o corpo feminino e a ciência”. esse primeiro episódio parte de uma pergunta simples com uma resposta complexa: o que é um corpo feminino?
ouça aqui 🎧 (40min)
🧽🧽🧽 Retrato Narrado • Em busca de Eldorado | não é coisa nova, mas é coisa boa. o Retrato Narrado é um podcast original do Spotify feito pela Rádio Novelo sobre ele, o atual presidente. pode ser que você não aguente mais ouvir falar de política, mas essa série tá muito além do noticiário do dia a dia. em 7 episódios, a jornalista Carol Pires vai do Vale do Ribeira ao Planalto pra entender quem é Jair Messias Bolsonaro. depois que você ouvir o primeiro, acho difícil não querer escutar o resto.
ouça aqui 🎧 (45min)
🧽🧽🧽 Rádio Escafandro • Sonhos de zolpidem | cada episódio do Rádio Escafandro é um mergulho profundo numa história. nesse que eu escolhi indicar, o Tomás Chiaverini conta história da Gabriela. se você frequenta o Twitter, talvez tenha visto alguém dizendo lá que comprou metade do estoque da Shopee porque tomou um Zolpidem. o remédio é realmente poderoso, mas as consequências podem ser muito mais trágicas do que um rombo no cartão de crédito.
ouça aqui 🎧 (55min)
alguma outra coisa...?
🗞️ Sobreviver não é o suficiente • revista piauí | em 2021, a Maria Stockler, que ficou cega durante a adolescência, escreveu um relato sobre a experiência dela pra revista piauí. para quem não quiser ou não puder ler, tem também uma versão em áudio (40min) na voz dela. é arrebatador e tem várias frases geniais. minha preferida: “Eu sou cega, mas minha visão muda o tempo inteiro.”
pra quem ficar com vontade de ler mais trabalhos da Maria, ela também tem textos publicados na Quatro Cinco Um.
obrigada por ler.
🎈
Natália Silva | jornalista e produtora de podcasts na Rádio Novelo