#5: um podcast que me deixou obcecada e mais dicas em português
oi, tudo bom?
essa é a radinho, uma newsletter pra quem busca o que ouvir. tem dica pra quem tem pouca louça 🧽 (até 30 minutos) ou muita louça 🧽🧽🧽 (mais de 30 minutos) pra lavar.
hoje tem de tudo. continuo empenhada nas dicas em português pra ninguém desistir de mim, mas tem também uma recomendação em inglês.
as edições anteriores estão todas aqui.
boa leitura & audição 🎧
🧽 Três gerações de uma família contam a história da escola pública • Folha na Sala (28min | eu discordo um pouco da forma como o Folha na Sala se define. sim, ele é um podcast “especialmente produzido para professores”, como diz na descrição dos tocadores, mas tá longe de ser só isso. é um podcast sobre educação, com episódios interessantes pra qualquer um que se preocupe com esse tema (como todo mundo deveria, né?). um dos episódios que eu mais gosto é esse em que três gerações de uma mesma família contam a história de uma escola que fica no Pará.
ouça aqui 🎧 (28min)
🧽🧽🧽 Lota e Elizabeth • 451 MHz (71min) | eu sou muito fã desses episódios especiais do 451 MHz, o podcast da revista quatro cinco um, em que dá pra entender melhor a vida e a obra de um escritor. esse é o meu preferido. a Flora Thomson-DeVeaux conta a história da arquiteta Lota de Macedo Soares e da autora Elizabeth Bishop, que tiveram um relacionamento no Rio de Janeiro dos anos 50 e 60.
ouça aqui 🎧 (71min)
🧽🧽🧽 Lolita the Cover Girl, Lolita the Pop Star • Lolita Podcast (82min | eu passei semanas obcecada por esse podcast feito pela Jamie Loftus, uma comediante & escritora americana. essa série olha com lupa pra Lolita, o livro do russo Vladimir Nabokov, que foi adaptado de jeitos bem problemáticos pra TV e pros palcos. nesse episódio, a Jamie fala especificamente da imagem da “Lolita” no mundo da música. eu nunca mais vou dar play em uma música da Lana Del Rey sem sentir uma pontada de culpa.
ouça aqui 🎧 (82min)
alguma outra coisa...
📚 Pequena coreografia do adeus, Aline Bei • Companhia das Letras | eu li esse livro escrito pela Aline Bei (essa moça da foto) em 3 dias. costumo ler antes de dormir e só não acabei em 1 dia porque ia bagunçar meu sono, mas era difícil parar de ler. escrito em versos (que não são bem versos), o livro conta uma história sobre abandono. a narradora é Júlia Terra, uma menina filha de pais que nunca deveriam ter se casado.
obrigada por ler.
🎈
Natália Silva | jornalista e produtora de podcasts na Rádio Novelo