#7: podcasts que merecem uma chance com os seus ouvidos
oi, tudo bom?
essa é a radinho, uma newsletter pra quem busca o que ouvir.
na última edição, eu dei umas dicas para relaxar. agora, volto com assuntos mais sérios, mas que foram tema de podcasts muito bem produzidos que merecem uma chance com os seus ouvidos.
as edições anteriores estão todas aqui.
boa leitura & audição 🎧
🧽 Resilience in the Face of Adversity • The Moth | o The Moth não nasceu como um podcast, mas como um evento de contação de histórias. o escritor George Dawes Green se mudou pra Nova York e queria recriar a atmosfera da cidade de onde ele veio, na Georgia, onde mariposas voavam em volta da luz enquanto as pessoas conversavam nas varandas das casas. daí o nome do podcast: moth é mariposa em inglês. o George decidiu organizar eventos para que as pessoas subissem no palco e contassem uma história pessoal para o público. deu muito certo e, desde 2008, as histórias favoritas da equipe vão parar no podcast. escolhi um episódio tocante que eu acho que captura bem a alma desse programa.
ouça aqui 🎧 (25min)
🧽🧽🧽 Casos de Família • Pelo Avesso (54min) | o Pelo Avesso é um podcast que se propõe a olhar pra história como quem busca o cartão do banco perdido – ou seja, com atenção, revirando bolsas e bolsos. nessa primeira temporada, os apresentadores (que eu conheço pessoalmente e são mineiros muito gente boa) falam sobre a história da eugenia no Brasil. por algum milagre (como quando o cartão aparece no bolso da calça mais improvável), eles conseguiram tratar essa história de um jeito leve e, em alguns momentos, até engraçado. recomendo muito.
ouça aqui 🎧 (54min)
🧽🧽🧽 We Were Three • NYT + Serial | tudo o que a Serial Productions colocar no ar, eu vou ouvir. sou fã demais do próprio Serial e de produções que surgiram dali, como o The Trojan Horse Affair (já escrevi sobre esse podcast na Folha). essa nova mini-série, com 3 episódios de 40 minutos cada, conta a história de uma família que foi devastada pela Covid-19. eu sei que têm gente que não quer mais ouvir falar de pandemia, mas eu sou do outro time. acho ofensivo – além de infantil – tentar deixar pra trás algo que nos mudou tanto. ouvi tudo de uma vez e gostei demais.
ouça aqui 🎧 (2h30)
obrigada por ler.
🎈
Natália Silva | jornalista e produtora de podcasts na Rádio Novelo