EDIÇÃO EXTRA | Quem sou eu
oi, tudo bom?
essa é uma edição extra na radinho que eu decidi escrever depois da sugestão do assinante Felipe Silveira. ele disse o seguinte:
Acho que as pessoas gostam de acompanhar newsletter pelo conteúdo e para saber da pessoa que a escreve. Você já fala de você quando diz, por exemplo, que passou dias obcecada num podcast, mas nós não sabemos nada de você. E, talvez, queiramos saber. Uma história, uma opinião, uma mania.“
pode ser que o Felipe tenha razão e você queira saber mais de mim. uu… não, você pode estar aqui só porque quer indicações de podcasts mesmo.
pra tentar agradar todo mundo (tá aí uma mania minha), eu vou explicar quem eu sou por meio de episódios de podcast. aí, fica meio apresentação, meio dica.
vamos lá.
eu sou a Natália Silva, tenho 26 anos, moro na capital paulista e sou formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo.
desde 2018, eu sou uma ouvinte dedicada de podcasts. eu digo “dedicada” porque é uma coisa que eu sempre fiz com uma intenção profissional. um professor meu me aconselhou a escolher um formato e um tema para me dedicar no jornalismo, como um jeito de facilitar um pouco minha carreira, já que as possibilidades são infinitas.
eu escolhi podcast & alimentação.
foi da junção dessas duas coisas que surgiu a ideia do primeiro podcast que eu fiz, o Prato Cheio, idealizado pro O Joio e o Trigo – um site especializado na cobertura de alimentação.
Fome, uma coisa horrorosa • Prato Cheio | esse é o segundo episódio da primeira temporada do Prato Cheio. é sempre meio (muito) aflitivo ouvir nossa versão do passado. tem bastante coisa que eu faria diferente nesse episódio, mas eu ainda me orgulho dele. principalmente de ter conseguido um depoimento da Elza Soares.
ouça aqui 🎧 (31min)
quando a primeira temporada do Prato Cheio tava quase no fim, eu vi que a Folha de São Paulo estava em busca de um editor de som. na entrevista pra vaga, o Rodrigo Vizeu, que fez o Presidente da Semana e era apresentador do Café da Manhã naquela época, me perguntou quais eram mais referências de podcasts.
The Secret History of Thoughts • Invisibilia | uma das que eu citei foi o Invisibilia, um podcast da NPR (uma rede de rádio pública americana) criado pela Lulu Miller e pela Alix Spiegel. eu lembro do dia em que eu ouvi o primeiro episódio. eu estava indo pro estágio de metrô, mas cheguei lá antes da história terminar. fiquei parada na porta do prédio até o episódio chegar no fim. quando acabou, eu pensei “é isso aqui que eu quero fazer!”
ouça aqui 🎧 (57min)
eu comecei a trabalhar na Folha em março de 2020. sim… pois é. em duas semanas, todo mundo foi mandado pra casa por 14 dias. o resto da história você já sabe. a pandemia fez com que eu nunca mais voltasse pra redação, mas não fiquei trancada em casa o tempo todo.
O Breu da Floresta • Habitat | em 2021, eu viajei o Brasil ao lado da Jéssica Maes em busca de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. nesse episódio, eu e ela estamos na Amazônia atrás de uma salamandra. entre os 7 episódios da série, esse é meu preferido. o roteiro deu um trabalhão, mas a gente se divertiu muito. (e dá pra descobrir várias coisas sobre mim. minha voz, meus medos, meu apelido de infância…)
ouça aqui 🎧 (31min)
Saiba como surgiu o verso 'ano passado eu morri' • Expresso Ilustrada | e, também na Folha, eu ganhei um apelido de adulta rs: DJ Natinha. começou como uma brincadeira dos antigos apresentadores do Expresso Ilustrada e acabou que pegou. o Expresso foi o primeiro podcast que eu editei na Folha, então ele é e sempre será meu xodó (aqui tem uma playlist dos meus episódios preferidos).
ouça aqui 🎧 (31min)
hoje em dia, eu estou na Rádio Novelo. ainda não dá pra compartilhar no que eu estou trabalhando agora, mas… vem aí! 👀 por enquanto, dá uma olhada nesse vídeo maravilhoso da firma que saiu uns dias atrás.
PS: eu disse que, além dos podcasts, eu escolhi alimentação como tema que eu gostaria de cobrir. acabou que isso virou um hobbie. eu gosto muito de cozinhar e de ler/ouvir/falar sobre alimentação.
🎞️ Julia • HBO Max Originals | então minha última dica de hoje é essa série da HBO Max inspirada na história da Julia Child. ela revolucionou a forma como os americanos comiam ao fazer algo que hoje em dia parece banal: um programa de culinária na TV.
e é isso!
já falei bastante. espero que vocês gostem das recomendações!
e de mim :)
obrigada por ler.
🎈
Natália Silva | jornalista e produtora de podcasts na Rádio Novelo