meu trabalho

eu sou formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. mas eu já tava me aventurando no mundo do áudio antes de me formar.

em 2019, eu idealizei o podcast Prato Cheio pro O Joio e O Trigo – que faz jornalismo investigativo sobre alimentação, saúde e política.

aí, em março de 2020, eu fui trabalhar na Folha de S. Paulo. fiquei na redação duas semanas e aí fomos ficar alguns dias em casa, né. até passar esse “novo coronavírus". durante dois anos, minha casa foi minha redação.

com direito a cã de guarda, a Lupe.

na Folha, eu fiz um monte de coisas. fui editora de som do Boletim Folha, do Expresso Ilustrada, do Ilustríssima Conversa, do Meu Inconsciente Coletivo. produtora do Café da Manhã, do Plantão Coronavírus (sim! teve isso), do Cara Pessoa.

mas meu trabalho preferido desses anos (que parecem dez, não dois) foi o Habitat – uma série idealizada pela repórter de meio ambiente Jéssica Maes e apoiada pelo Instituto Serrapilheira.

Habitat - Um podcast sobre extinção e o que a gente tem a ver com isso -  podcasts - Folha de S.Paulo
tão bonita essa capinha 🐾

eu e a Jé viajamos o Brasil atrás de espécies ameaçadas de extinção. além de contar sobre o que a gente viu, ouviu e sentiu nessa procura, nós contamos sobre extinções em massa que aconteceram no passado pra entender a magnitude do que tá acontecendo agora. a gente se enfiou no meio da Amazônia atrás de uma salamandra, desafiamos as formigas do Cerrado atrás de uma planta, mergulhamos no mar da Bahia pra ver corais (e muitos peixes) e até conversamos com uma brasileira que trabalha na Nasa sobre a vida em outros planetas.

uma pequena patinha numa estrada no Pantanal

sem falta modéstia: ficou muito legal. tanto que foi indicado ao Prêmio Gabo de jornalismo em 2022 e ao Third Coast Festival em 2023.

em 2022, eu me despedi da Folha e comecei a trabalhar na Rádio Novelo – a maior produtora de podcasts com DNA jornalístico do Brasil. eu cheguei com o projeto Querino quase saindo do forno. fiz a revisão dos roteiros dos episódios.

depois, passei meses focada em colocar de pé o Rádio Novelo Apresenta, um podcast narrativo semanal com histórias sobre tudo. mesmo. desde mistérios sobre baleias sem câncer até grandes reportagens sobre violência policial.

em 2024, eu deixei o Brasil por uns meses e me mudei pra Nova York pra fazer mestrado em jornalismo na Columbia University – com apoio da bolsa Jornalista de Visão, do Instituto Ling. eu produzi minhas primeiras histórias em áudio em inglês: meu trabalho de conclusão foi um episódio sobre a história do Cytotec no Brasil e as tentativas de restringir a pílula abortiva nos EUA; eu contei a história de um garoto de doze anos que tava se preparando pra uma grande mudança na vida dele; fiz um episódio radiolab wanna be sobre a nova edição do Golden Record; e um ensaio para os ouvidos sobre como é sofrer racismo.

de volta ao Brasil, fui coordenadora e roteirista do Nem Só de Pão, uma série em áudio em que a cozinheira, apresentadora e empresária Paola Carosella entrelaça a história de vida dela com a vida e a obra da MFK Fisher – uma das minhas autoras preferidas. os seis episódios estão disponíveis na Audible.

👀

“e é isso!”, como diria a Paola.

por enquanto.